Escolúdica

domingo, 9 de outubro de 2011

Projeto Lutas e Cultura da Paz na E.E Professor Mario Nakata 2011


APRESENTAÇÃO

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental da E.E. Profº Mario Nakata participaram no ultimo mês de maio do “Projeto Lutas e Cultura da Paz” que oportunizou as crianças serem as protagonistas no processo de fortalecimento da Cultura de Paz.
Sob a orientação do Profº Fábio o projeto teve como objetivo de desenvolver valores como organização, respeito, união, o “se cuidar” e “cuidar do outro” abordando os conceitos da Cultura da Paz.  Os alunos puderam refletir sobre as diferenças entre luta [esporte/filosofia] e briga [violência] através de atividades de jogos de oposição.

JUSTIFICATIVA

Historicamente as lutas surgiram por  disputa de poder e de liberdade. As artes marciais nasceram com princípios filosóficos que buscavam o desenvolvimento intelectual e do caráter do individuo. Com o tempo a técnica superou a filosofia e hoje a artes marciais possuem um caráter esportivo.


Dessa forma as Lutas servem de ponto de partida para a discussão sobre a violência, instigar os alunos a refletir sobre a diferença de lutas e brigas, o bullying físico e psicológico, as gangues e as torcidas organizadas que se apropriam dos gestos da lutas para conseguirem vantagem.

OBJETIVOS 

Diferenciar lutas e brigas. Inimigo e adversário, o  lutar com e o lutar contra.
Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma. 

DESENVOLVIMENTO

1ª etapa

Na sala de aula conversei com os alunos sobre o que eles conhecem sobre lutas, fazendo o registro das respostas dadas na lousa e no caderno, estimulando os alunos a descrever as características das formas de lutas citadas. Também indaguei com os alunos sobre o que são lutas e brigas e quais são suas diferenças. Por ocasião perguntei aos alunos quais  desenhos que eles assistem na televisão, onde podemos constatar que a maioria dos desenhos que os alunos assistem contem lutas.


Nesta etapa mostrar ilustrações, fotos e reportagem sobre as lutas irão ajudar os alunos a entender melhor o conceito de lutas. Explique aos alunos a possibilidade de promovermos algumas vivencias através de jogo de oposição. 

2ª etapa 

Ao chegarmos na quadra os alunos estavam  muito ansiosos pois até aquele momento iriam praticar alguma arte marcial. Ao explicar a que praticaríamos alguns jogos em forma de lutas os alunos se mostraram surpresos, mas, não menos empolgados.


Expliquei que faríamos as seguintes atividades: Cabo de Guerra, Luta de Braço e Mini Sumô. Antes de começarmos discutimos sobre as regras, a organização, o respeito e a segurança da atividade que são as características das lutas e sua filosofia, sempre fazendo uma analogia com as brigas que são praticas desorganizadas, violentas e sempre perigosas.


Outra característica importante que manteríamos em nossas atividades são a saudação e o cumprimento ao colegas antes de iniciarmos a atividade de lutas sempre comuns neste tipo de atividade.

3ª etapa 

Em roda de conversa solicitei aos alunos que comentassem suas sensações e experiencias durante a atividade. Também pedi registrarem as atividades e forma de texto e/ou desenhos sobre pratica da atividades. 


Cabo de Guerra





Luta de Braço






Mini Sumô





Registro das Atividades






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