sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jogos e Brincadeiras na Ed. Fisica Escolar : Cards



Bater Cards ou Bater Figurinha 

Um jogo muito presente na cultura dos alunos, é "bater cards" ou no meu tempo "bater figurinha" ou "bafô" no tempo dos meus pais. Um jogo simples em que os próprios alunos se organizam seja no intervalo, na hora da entrada/saída ou uma jogada escondida bem no meio da aula para deixar a professora furiosa!

Portanto porque não aproveitar para ressignificar e valorizar essa cultura do jogo e das brincadeiras presentes na vida dos alunos. Combinei com os alunos para que trazerem os cards pois usaríamos eles na próxima aula, para espanto e alegria por boa parte dos alunos. Alguns comentaram: "oba vamos jogar cards na próxima aula", " não vou trazer não, o professor vai recolher os meus cards.", " Vou trazer minha coleção, alem de brincar vou trocar uns cards com outros colegas."

Na primeira etapa fizemos uma roda de conversa e questionei os alunos com algumas perguntas como forma de direcionar e organizar os saberes dos alunos que os alunos possuíam sobre o jogo. O cards chega a ser um problema bastante recorrente na escola, visto que os alunos levam para a escola e costumam brincar em "qualquer momento" atrapalhando assim a rotina de estudo na escola, criando assim uma situação oportuna para discutir a situação com os alunos.

Podemos jogar "cards" em qualquer momento na escola?
"Não professor, não podemos", "Ha...eu jogo escondido da professora", "Minha mãe nem sabe que trago os cards para a escola", " Eu gosto de bater cards mas só brinco no recreio com minha turma de amigos".

A partir dessas discussões pudemos com a participação dos alunos criar algumas regras para a utilização dos card na escola, como só jogar com a autorização do professor e dos pais, que se manteriam organizados durante o recreio para brincar com o cards, e que o professor organizasse mais aulas com "cards" para os alunos.

Quanto ao jogo fiz mais alguns questionamentos para com os alunos:

Como se "bate os cards"?
"Professor tem que apoiar uma mão sobre a outra e bater com a palma da mão sobre o monte de cards, se virar os cards você ganha!"

Aprenderam com quem?
" Aprendi com meu irmão", "Foi um colega que me ensinou na brincar recreio da escola"

Onde se adquire os cards?
"Ganhamos durante o jogo", "Compro card novos na banca de jornal"

Os cards são os mesmo de meninos e meninas?
"Os meninos compram do Pokemon, Digimon e do Ben 10 e as meninas compram do Rebelde e do Justin Bieber"

Onde e com que costumam brincar?
Fazemos uma roda de amigos, depois tem que fazer o "Jô Ken Pô" para saber a ordem dos jogadores, colocamos o cards no chão e jogo começa.

Na segunda etapa os alunos foram distribuídos em vários grupos, quem não trouxe cards recebeu emprestado  dos colegas pois fora combinado anteriormente que não faríamos a brincadeira valendo de "verdade" pois muitos não tem os cards mas gostariam de participar da atividade.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário