Escolúdica

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Jogos e Brincadeiras na Ed. Fisica Escolar: 10 Maneiras de jogar Amarelinha




Como funciona
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar pelo mundo. Macaca, avião, sapata, tô-tá, xadrez, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes que a brincadeira recebe no Brasil. O trajeto pode ter formas diversas.

Origem
Gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.

Por que propor
Para o grupo vivenciar diferentes formas de equilíbrio.

Como enriquecer o brincar
Ajude os menores a desenhar a amarelinha.
Planeje e apresente diferentes trajetos e jeitos de percorrê-los.
Peça que os pais ensinem os tipos de amarelinha comuns de sua infância.
Adapte as regras para os menores pularem com os dois pés para facilitar.

Os erros mais comuns
Ter um traçado fixo no chão do pátio. Desenhar os variados percursos faz parte da brincadeira.
Exigir que a turma siga as regras à risca e pule sem tocar as linhas do trajeto. Para os menores, já é um grande desafio coordenar os movimentos para saltar.


fonte do texto: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml?page=all




















5 comentários: